sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Análise de peça publicitária - Seara

A peça publicitária a ser analisada corresponde à propaganda da linha de produtos alimentícios da marca Seara.



A partir do ponto de vista da Retórica Aristotélica, encontramos o Ethos, pois a marca Seara é famosa, e é reconhecida mundialmente por sua qualidade. Além, é claro, de a oradora ser Fátima Bernardes, uma jornalista com muita credibilidade, reafirmando, assim, a real qualidade dos produtos. 

O Logos, o argumento-lógico da peça, está presente no momento da escrita da propaganda: “Experimente os produtos Seara. A qualidade vai te surpreender”.

Em relação aos mecanismos de persuasão, encontram-se argumentos emocionais, na medida em que o anúncio mostra a frase bem construída, a garota-propaganda (Fátima Bernardes), e a imagem do produto já feito, despertando irracionalmente a fome no público. A cor avermelhada do anúncio prevalece, alinhando-se a do logotipo da marca, afirmando, assim, a disposição dos elementos verbais.

Há uma identificação com a marca, pois o público analisa o produto de acordo com Fátima Bernardes, que transmite uma imagem de uma mulher séria.

O estímulo dos sentidos é claramente observado na imagem da carne sobre o prato, estimulando, além da visão, a sensação de tato, olfato e paladar.

A associação entre os universos comercial e emocional, na medida em que se destacam os produtos da marca, e a imagem da jornalista como um fator de adesão do público.

Texto por Yann Barbosa

4 comentários:

  1. Identificação e estímulo aos sentidos

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  2. correções:

    é famosa, e é reconhecida
    é famosa e é reconhecida

    da marca, e a imagem
    da marca e a imagem

    (Fátima Bernardes), e a imagem
    (Fátima Bernardes) e a imagem

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  3. Me deu um excelente apoio essa matéria!

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  4. Nova receita de almôndegas Seara é péssima,não consegui comer, sem dúvidas a antiga era bem melhir.perdeu um cliente...

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