terça-feira, 4 de novembro de 2014

Análise de peça publicitária: Pedigree

Esta análise refere-se a um anúncio publicitário da marca "Pedigree" para uma campanha de incentivo a adoção de cães.

Tradução livre: “Um cachorro torna sua vida mais feliz. Adote.”

Baseando-se na Retórica Aristotélica, o Pathos se expressa na propaganda pela singularidade do homem na primeira imagem – sensação de solidão, tristeza – e a presença do cachorro como companhia na segunda imagem, tanto como o contraste entre as duas cenas. Assim, a marca gera sentimentos no público, que se sensibilizará e se identificará com a propaganda. A propaganda cria no leitor um desejo e necessidade de aderir à ideia. O cachorro é visto como “o melhor amigo do homem”. Nesse caso, o cachorro é o produto. E, ao sensibilizar o público com a imagem do cachorro, a marca abre espaço para impor sua ordem quando será difícil para o leitor dizer não.

O Ethos está na própria marca “Pedigree”, que carrega em seu nome grande fama, reconhecimento e credibilidade. É uma marca que todos conhecem, está em todo lugar.

No argumento emocional, a propaganda já passa a ideia de tranqüilidade, paz, idealizadas na paisagem ao fundo da imagem, o que também poderia ser associado à presença do cachorro. 

“Um cachorro torna sua vida mais feliz” já é uma frase com a qual é difícil de discordar. O leitor, nesse primeiro momento diz que sim ao concordar com a afirmação. Depois de preparar o terreno, a propaganda dá sua ordem: “Adote”. Foi feito o apelo direto ao receptor, que, depois de sensibilizado, terá dificuldade em dizer não.

Quanto à disposição visual dos elementos verbais, a frase da propaganda fica exatamente no centro de toda a mensagem, exatamente na direção em que estarão os olhos do leitor.

A presença do maravilhoso está na estética da foto: um homem sentado numa pedra, de frente para um mar tranqüilo, sob um céu nublado. Essa paisagem transmite diretamente a sensação de paz, tranquilidade, conforto, o que agrada ao receptor.

Assim, essa propaganda traz uma causa comum e, de maneira simples mas tocante, consegue envolver o leitor.

Texto por Geisiana Gonçalves de Almeida

2 comentários:

  1. Bom texto!

    corrções:

    tanto como o contraste entre as duas cenas.
    bem como o contraste entre as duas cenas.

    associado à presença do cachorro.
    associada à presença do cachorro. (refere-se à ideia)



    ResponderExcluir