segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Análise de peça publicitária - Celta



A peça publicitária analisada corresponde ao anúncio do carro Celta Nova Geração, da Chevrolet.

A marca de carros Chevrolet usou a propaganda acima para divulgar seu novo carro, o Celta Nova Geração, em revistas e jornais na época de seu lançamento. Quando analisamos a imagem, podemos ver o novo design do carro e Cebolinha, famoso personagem da história em quadrinhos Turma da Mônica.

O pathos, conceito da retórica aristotélica que trata o discurso usado para persuadir o público, apela para sentimentos e emoções provocados no consumidor para garantir que ele compre a ideia do anunciante. Nessa propaganda, o apelo está no humor provocado pela presença do personagem Cebolinha, que por ter dislalia, um distúrbio de fala caracterizado pela dificuldade em articular as palavras, pronuncia a palavra "certa" como "celta", o nome do produto anunciado. Sendo assim, ele deixa claro que a escolha mais adequada a ser feita pelo comprador é o Celta. 

Além de o público ser sensibilizado pela familiaridade com o personagem dos quadrinhos, a imagem de destaque é a do carro anunciado, acompanhada do slogan da marca Chevrolet, "Conte Comigo". Com uma frase curta e de fácil memorização, a marca se preocupa em fortalecer sua imagem e facilitar a identificação do público com o discurso de outras propagandas, gerando recall (lembrança da marca), e aproximando a Chevrolet das pessoas.

Texto por Amanda Cordeiro Padilha

3 comentários:

  1. Poderia ter falado da intertextualidade com mais detalhe.

    ResponderExcluir
  2. Best casinos to play Blackjack online (in the UK) - DrmCD
    The most 밀양 출장안마 comprehensive 의왕 출장마사지 guide to 밀양 출장샵 blackjack online (in the UK) for real money, updated regularly. Learn the best casinos 익산 출장안마 to play online 충주 출장샵 for free,

    ResponderExcluir