O anúncio publicitário analisado foi da marca de cosméticos
Avon. E a mensagem contida na imagem é:
"Roube a cena com a nova coleção
De esmaltes Color Trend.
Brilhe com as cores do momento
Que vão fazer de você o centro
Das atenções.
Longa duração, Brilho Intenso”
Quando vemos o anúncio percebemos fortemente a presença do
Pathos e Ethos, segundo a Retórica Aristotélica.
O Ethos se destaca fortemente, isso porque a marca de
cosméticos Avon é confiável e está a anos no mercado, sempre com produtos novos,
diferentes e ousados, e seu público alvo é o feminino. A marca sempre faz
anúncios criativos e que chamam atenção, tanto com textos e imagens.
Para o anúncio ficar ainda mais chamativo e completo, a
marca optou por colocar Paola Oliveira como atração, que é uma atriz global
bastante conhecida e também carismática, apelando assim para a identificação,
pois a figura da atriz já é familiar para o seu público alvo.
O Pathos refere-se ao objetivo do anúncio publicitário,
desperta nas mulheres a vontade de adquirir o produto, e sendo assim, a persuasão
acaba se cumprindo com êxito, isso porque as consumidoras são atraídas
visualmente com o anúncio, e também porque elas acabam inconscientemente
achando que se usarem o esmalte da Avon, irão se tornar o centro das atenções,
só por estarem usando as chamadas “cores do momento”, utilizando assim, do
argumento emocional.
O anúncio também chama atenção para suas cores. Ao analisar
o conteúdo do implícito, vemos que pelo fato de ser uma campanha de esmaltes,
chama muita atenção para as cores, que são alegres e vibrantes. Pode-se dizer
que a publicidade cumpriu bem o seu papel e foi bem sucedida.
Texto por Débora Lisboa
Identificação
ResponderExcluircorreções:
ResponderExcluirestá há anos
tanto com textos quanto imagens
este argumento não se sustenta:
Ao analisar o conteúdo do implícito, vemos que pelo fato de ser uma campanha de esmaltes, chama muita atenção para as cores, que são alegres e vibrantes. O que isto tem a ver com a conceituação de conteúdo implícito????