A peça
publicitária a ser analisada corresponde à propaganda do amaciante de roupas
Mon Bijou, produto da marca Bombril.
Mon Bijou, o
produto divulgado na peça publicitária, chega ao público amparado por uma marca
de sucesso: Bombril, especialista em esponjas de aço, é líder de vendas. Grande
parte das donas de casa optam por comprar as esponjas da marca, que chega a dar
nome ao produto (o termo “esponja de aço” é frequentemente substituído por
“bombril” na linguagem popular).
A Retórica
Aristotélica é composta por três níveis: Pathos, Ethos e Logos. O discurso
apresentado pela peça publicitária em análise conquista o público incitando
sentimentos positivos; o caráter humorístico da imagem sensibiliza o público,
que assume postura favorável em relação a recepção da mensagem. Esse primeiro
estímulo corresponde ao Pathos.
O Ethos é a
etapa em maior evidência: a credibilidade e o sucesso da marca Bombril levam o
público-alvo a depositar total confiança na mensagem veiculada. O tipo de
argumentação, que caracteriza o Logos, encontra-se implícito; a argumentação do
ponto de vista lógico-argumentativo se limita à credibilidade e a afirmação de
que o uso do amaciante deixa sua roupa “uma perfeita obra-prima”.
A peça
publicitária faz o uso de claro de uma gama de mecanismos de persuasão. A frase
sedutora, a imagem do produto e a caracterização humorística do
garoto-propaganda atingem parâmetros socioculturais e individuais. A
intertextualidade com o famoso quadro Monalisa, de Leonardo da Vinci é o
argumento de âmbito sociocultural; a pintura é mundialmente conhecida, qualquer
pessoa que tenha contato com a peça publicitária reconhece, de imediato, a
referência à obra renascentista. A dimensão individual está no argumento de que
o amaciante deixa sua roupa uma verdadeira obra-prima; a oração fala
diretamente com o receptor.
O discurso é
composto por diversos recursos estilísticos, com predomínio do humor e o
emprego de figuras. A disposição visual dos elementos não sobrecarrega a peça
em sua totalidade. A tonalidade predominante é a mesma da obra a qual se faz
referência, pelo uso de cores sóbrias e neutras. A ousadia por meio das cores se
faz presente na logomarca no plano de fundo; a cor vermelha promove
identificação imediata. A imagem do produto posicionada ao canto esquerdo é
sutil e funciona como convite ao consumo. A frase é única e direta, conseguindo
demonstrar excelência e satisfação e, ao mesmo tempo, manter a
intertextualidade iniciada pela imagem principal.
O estímulo dos
sentidos é introduzido pela visão: o público, ao olhar a imagem, reconhece de
imediato a referência à Monalisa. O tato e o olfato são fomentados pelo rótulo
do produto, que apresenta uma mulher satisfeita ao sentir a maciez e o perfume
de uma toalha lavada com Mon Bijou.
A
intertextualidade é, sem dúvidas, o principal mecanismo de persuasão da peça.
Como citado anteriormente, ela dialoga com o quadro do pintor renascentista
Leonardo da Vinci, intitulado Monalisa, uma das obras mais controversas,
questionáveis e valiosas do mundo. Esse diálogo faz uso do humor, pois o famoso
garoto propaganda ocupa a posição de Monalisa, reproduzindo sua expressão e ar
de mistério. Carlos Alberto Bonetti Moreno trabalhou nas propagandas de Bombril
por 30 anos, tradição que promoveu completa aproximação com o público.
Tornou-se íntimo do público-alvo, devido sua frequente presença nos veículos de
comunicação.
A publicidade
associa o universo emocional e cultural à dinâmica comercial. A associação da
obra de arte com o bom humor permite a memorização da mensagem e a adesão do
público.Texto por Cynthya Marangon
Intertextualidade
ResponderExcluirMuito bom o texto. Aprofundou a análise.
ResponderExcluircorreção:
em relação à
faz o uso claro
Vinci,
devido à sua
Eu adorei muito esse livro
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