Análise referente ao anúncio publicitário produzido pela
agência AlmapBBDO para a Gol Linhas Aéreas.
Tendo como base a retórica Aristotélica, o Pathos está presente na peça
publicitária através da imagem de um pássaro preso dentro do ônibus, juntamente
com a frase: “Por que viajar de outro jeito se você pode voar?”. A presença da
natureza juntamente com o céu serve para reforçar a ideia de liberdade
proporcionada pelo voo para sensibilizar
o público.
No canto inferior direito está o logotipo da marca
juntamente com o slogan: “Gol. Aqui todo mundo pode voar. Por que viajar de
ônibus ou de carro se você pode voar nos aviões mais modernos, pagando as
melhores tarifas? Faça como mais de 30 milhões de passageiros nos últimos 4
anos. Viaje pela Gol.” O Ethos está
presente na ideia de “aviões mais modernos”, “melhores tarifas”e também no fato
de que mais de 30 milhões de passageiros optaram por viajar com a Gol nos
últimos 4 anos (o anúncio é do ano de 2005), que dá credibilidade e atrai o
público.
O pássaro sob o banco, olhando pela janela para a paisagem
em desfoque também produz identificação
com o receptor, como o passageiro que olha da janela do avião e também vê as
imagens em desfoque por conta da velocidade do avião.
A peça publicitária conseguiu unir de forma muito eficiente
a imagem e o texto publicitário, defendendo a ideia de que viajar pelos aviões
da Gol é a melhor opção para os passageiros.
Intertextualidade
ResponderExcluirCorreções:
ResponderExcluireste não é o slogan, é o texto:
“Gol. Aqui todo mundo pode voar. Por que viajar de ônibus ou de carro se você pode voar nos aviões mais modernos, pagando as melhores tarifas? Faça como mais de 30 milhões de passageiros nos últimos 4 anos. Viaje pela Gol.”
o slogan tem cinco palavras, no máximo.
as imagens em desfoque
as imagens desfocadas