Rolex é uma empresa suíça que fábrica relógios de pulso e acessórios. Trata-se de uma marca de luxo que tem como maior parte de público alvo os homens de todas as idades.
Analisando a propaganda a partir da retórica aristotélica, podemos enquadrar a dialética do Pathos na frase principal da peça publicitária, onde o anunciante passa a ideia de que um pulso imperceptível é sinal de um indivíduo morto, mexendo assim com o sentimento do público, que não quer se sentir falecido. Por sua vez, a proposta do Ethos, fica por conta da credibilidade da marca, que é sucesso no mundo inteiro e seus produtos destacam-se pela elegância,confiabilidade e status. A noção do Logus, fica a cargo da argumentação implícita na peça, onde o anunciante deixa a ideia de que quem não usa os produtos da marca passa despercebido pela sociedade e está tecnicamente excluído de seu âmbito social.
Considerando os processos de persuasão,a peça faz uso de alguns deles. O argumento emocional tem valor subjetivo se tratando da dimensão sociocultural e a dimensão individual, pois o produto é certeza de status no meio social e satisfação individual do consumidor. O anúncio usa do jogo de palavras ao fazer uma brilhante analogia dentre o fato do pulso ser uma parte do corpo humano em que se é perceptível sinais vitais e ser também a parte onde o produto é utilizado, construindo no relógio uma ideia de mecanismo para se manter vivo e em destaque na sociedade. A marca faz com sua que sua propaganda estimule sentidos, principalmente o tato, quando se toca o pulso para ter noção dos batimentos tanto quanto ao tocar no relógio, e também estimula a visão, que será atraída pelo design do produto que sempre chama a atenção. O cenário abordado na propaganda é simples, tem de fundo uma cor neutra para que a frase principal ganhe destaque, conta apenas com a imagem de fundo de uma coroa, que é o símbolo da marca. A presença do maravilhoso fica por conta do status que o relógio traz ao consumidor, por ser um artigo de luxo, usado por muitas celebridades e pessoas de influência social, o que abastece no cliente o desejo de comprar o produto procurando adquirir tal status.
Além da condição visual e bem estar individual que a marca traz ao consumidor, o caráter simples da peça publicitária, com uma imagem apenas reforçando o logotipo do produto ao fundo da peça e uma frase de efeito emocional impactante, Rolex consegue chamar a atenção de seu público alvo, alcançando seu objetivo com esta campanha publicitária.
Texto por Davi Carlos.
Intertextualidade
ResponderExcluirBom texto!
ResponderExcluirEthos fica por conta da credibilidade da marca, que é sucesso no mundo inteiro e seus produtos destacam-se pela elegância, confiabilidade e status. A noção do Logos fica a
Não pode falar do produto em si em relação aos sentidos porque a peça não mostra o produto
A marca faz com sua que sua propaganda estimule sentidos, principalmente o tato, quando se toca o pulso para ter noção dos batimentos tanto quanto ao tocar no relógio, e também estimula a visão, que será atraída pelo design do produto que sempre chama a atenção.
a primeira parte da argumentação ainda é verossímel, mas creio que a segunda parte não é.