A peça
publicitária a ser analisada corresponde à uma propaganda da cerveja holandesa
Heineken.
Ainda
menos imponente no mercado brasileiro do que as concorrentes, especialmente a
nacional AMBEV, a Heineken tem como característica manter as impressões que
passa com seus anúncios globais, seja em propagandas lançadas ao mundo inteiro, ou
em competições esportivas. Esta postura remete a cerveja como uma marca mundial,
agregando assim ao imaginário do potencial consumidor. O sentimento positivo
incitado pelas peças da cerveja pode ser enquadrado no “Pathos”, da retórica
Aristotélica, remetendo as boas impressões de um discurso, claramente presentes
quando há um apelo por uma marca deste alcance.
O fundo
verde, o emblema, e a garrafa são elementos utilizados pela empresa em todas as
suas vinculações midiáticas, suscitando as impressões globais, e como ditas
acima, de boa receptividade do público alvo. Essa presença internacional do
produto remete a outro ponto da retórica Aristotélica, o “Ethos”, referente aos
bons valores vistos no discurso. Uma marca global dá uma enorme credibilidade,
que é demonstrada na peça, por meio dos objetos citados.
Outro
ponto de Aristóteles presente na obra é o “Lotos”, centrado nos argumentos bem
estruturados, o que é visível na frase no topo da peça, na qual há uma
referência á relação da cerveja com seu consumidor, e uma bem humorada
brincadeira, já que a propaganda em questão foi divulgada no “Dia dos
Solteiros”.
Toda a
construção da imagem central, de uma cerveja e dois copos, é relacionada com a
frase principal, e a uma imagem tradicional desse tipo de produto, na qual um
copo bem cheio, e com uma leve dose de espuma é apresentado, contexto que tem
enorme apelo nos apreciadores, e influência em um público alvo em potencial.
O descrito
até aqui claramente influência no estímulo
ao sentido dos consumidores, ao mesmo tempo em que há a evocação de algo
perto da perfeição, em um produto que
dificilmente é tão bem afeiçoado como o apresentado na propaganda. A identificação, verificada por conta de
haver um dialogo com o receptor, é visível. Estes e outros aspectos conferem á
peça um grande apelo, tanto ao subconsciente quanto ás linhas de raciocínio convencionais
daqueles que recebem a mensagem.
Seguindo
uma linha global, de manter a cervejaria Heineken como uma marca de apelo
mundial, com variações bem humoradas de acordo com países e datas específicas, a
peça consegue manter a imagem da instituição, importantíssima em produto como este, e aproximar-se
com enorme eficiência do consumidor.
Texto por Matheus de Andrade
estímulo ao sentidos
ResponderExcluircorreções:
ResponderExcluirremetendo as
remetendo às
emblema, e a garrafa são elementos utilizados pela empresa em todas as suas vinculações midiáticas
emblema e a garrafa são elementos utilizados pela empresa em todas as suas veiculações midiáticas
não é lotos, é logos
referência á relação
referência à relação
não é apelo nos, pode ser apelo em relação aos
principal, e a uma imagem tradicional desse tipo de produto, na qual um copo bem cheio, e com uma leve dose de espuma é apresentado,
principal e a uma imagem tradicional desse tipo de produto, na qual um copo bem cheio e com uma leve dose de espuma é apresentado, (anteção no uso da vírgula)
claramente influencia
estímulo ao sentido dos consumidores - como isso é feito???
à peça
às linhas de
produtos como este