quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Análise de anúncio publicitário: Ouro Minas Palace Hotel

A análise a seguir refere-se à peça publicitária criada pela agência Lápis Raro para o Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte. A peça foi veiculada na revista Veja duas semanas após o show do cantor Paul McCartney na cidade mineira, em maio de 2013, em um anúncio de página dupla, para marcar a passagem do ex-Beatle pelo hotel.

Créditos da imagem: Portfólio Lápis Raro

Todo conteúdo visual da propaganda é baseado na intertextualidade entre a peça produzida e uma das capas mais famosas de todos os tempos: a do disco Abbey Road, dos Beatles. Em momento algum o nome de Paul McCartney é citado, entretanto, a recente apresentação do cantor em Belo Horizonte e a associação com o disco permitiram que o interlocutor soubesse, imediatamente, sobre quem o anúncio estava falando. A referência a um item conhecido de grande parte do público consumidor da revista gera empatia e identificação, e abre caminho para que o leitor entenda, com facilidade, a mensagem que se pretende transmitir. Além da assinatura da empresa, no canto inferior direito da imagem, a caracterização dos personagens do anúncio também permite que se perceba que o estabelecimento em questão é um hotel de luxo.
A composição do discurso é simples, mas também de fundamental importância para que se compreenda o assunto da propaganda. O uso da palavra “sir”, título concedido a Paul, lembra ao leitor, mais uma vez, quem esteve hospedado no hotel e a importância deste hóspede. Para finalizar, o slogan escolhido para a campanha (“O hotel de todas as estrelas”) permite ao interlocutor inferir, através do jogo de palavras, que: este é um estabelecimento frequentado por artistas e pessoas de renome e é, também, um hotel cinco estrelas de Belo Horizonte (o único na cidade).

No caso da campanha analisada, o conteúdo visual forma o pathos da publicidade, envolvendo o público através do estabelecimento de conexões pessoais. Já a composição do discurso reforça o ethos da empresa: somente um hotel de luxo e que oferece serviços de qualidade poderia hospedar sir Paul McCartney durante sua passagem em Belo Horizonte. O conjunto da obra faz com que, inconscientemente, o leitor associe o Ouro Minas Palace Hotel a uma boa opção para uma hospedagem com conforto.

Texto por Juliana Dias

2 comentários: