A
análise a seguir refere-se à peça publicitária criada pela agência Lápis Raro
para o Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte. A peça foi veiculada na revista
Veja duas semanas após o show do cantor Paul McCartney na cidade mineira, em maio
de 2013, em um anúncio de página dupla, para marcar a passagem do ex-Beatle pelo
hotel.
Créditos da imagem: Portfólio Lápis Raro |
Todo
conteúdo visual da propaganda é baseado na intertextualidade
entre a peça produzida e uma das capas mais famosas de todos os tempos: a
do disco Abbey Road, dos Beatles. Em momento algum o nome de Paul McCartney é
citado, entretanto, a recente apresentação do cantor em Belo Horizonte e a associação
com o disco permitiram que o interlocutor soubesse, imediatamente, sobre quem o
anúncio estava falando. A referência a um item conhecido de grande parte do
público consumidor da revista gera empatia
e identificação, e abre caminho para
que o leitor entenda, com facilidade, a mensagem que se pretende transmitir. Além
da assinatura da empresa, no canto inferior direito da imagem, a caracterização
dos personagens do anúncio também permite que se perceba que o estabelecimento
em questão é um hotel de luxo.
A
composição do discurso é simples, mas
também de fundamental importância para que se compreenda o assunto da
propaganda. O uso da palavra “sir”,
título concedido a Paul, lembra ao leitor, mais uma vez, quem esteve hospedado
no hotel e a importância deste hóspede. Para finalizar, o slogan escolhido para
a campanha (“O hotel de todas as estrelas”) permite ao interlocutor inferir, através
do jogo de palavras, que: este é um
estabelecimento frequentado por artistas e pessoas de renome e é, também, um hotel cinco estrelas de Belo
Horizonte (o único na cidade).
No
caso da campanha analisada, o conteúdo visual forma o pathos da publicidade, envolvendo o público
através do estabelecimento de conexões pessoais. Já a composição do discurso
reforça o ethos da empresa:
somente um hotel de luxo e que oferece serviços de qualidade poderia hospedar
sir Paul McCartney durante sua passagem em Belo Horizonte. O conjunto da obra
faz com que, inconscientemente, o leitor associe o Ouro Minas Palace Hotel a
uma boa opção para uma hospedagem com conforto.
Texto por Juliana Dias
Texto por Juliana Dias
Intertextualidade
ResponderExcluirmuito bom!!! parabéns!!
ResponderExcluirsua passagem em Belo Horizonte.
sua passagem por Belo Horizonte.