Imagem produzida pela agência alemã Jung von Matt para a marca Lego, em
2012. A campanha “Imagine” traz uma série de
cartazes com referências de desenhos conhecidos popularmente.
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A peça publicitária é composta por uma imagem formada
por blocos de Lego, a palavra "imagine" no canto superior direito e a
logomarca da empresa no canto superior esquerdo. Por tratar-se de uma marca
mundialmente conhecida e líder no mercado de quebra-cabeças 3D, há presença de
"ethos" na publicidade (de acordo com a Teoria Aristotélica, o orador
é simbolizado pelo ethos quando a sua credibilidade assenta na sua
honorabilidade, na sua virtude, em suma, no seu caráter e na confiança que nele
se deposita), porém, a característica mais marcante se dá através do
"logos" do trabalho (tipo de argumentação centrado na tese e nos
argumentos, devendo apresentar-se bem estruturado do ponto de vista
lógico-argumentativo), construído de forma inteligente através do diálogo entre
as peças de Lego e o seriado em animação americano "Os Simpsons".
Personagens principais da animação "Os Simpsons" |
A publicidade
expõe uma construção de Legos, que aparenta ser formada apenas por blocos de
cores dispostos em ordem aleatória, mas que, na verdade, representa os
personagens principais do desenho. Ao escrever "imagine" os
publicitários evidenciam a ideia de que é a imaginação do observador que
transforma a imagem em significado (e é a imaginação do consumidor da marca que
transforma símbolos em construções de Lego).
Quanto
a mecanismos de persuasão, a publicidade utiliza a estratégia da identificação,
aproximando o texto da realidade do observador, uma vez que o desenho Os
Simpsons é um elemento familiar para o público; as impressões subjetivas,
afinal, a imagem é formada por peças comuns de Lego e é o leitor quem a
interpreta como os personagens do desenho; a ideia de conteúdos implícitos,
pois conta com o repertório cultural do leitor e não retrata abertamente o
seriado americano, apenas deixa subentendido; e a intertextualidade, que já foi
discutida acima, devido ao diálogo da peça com a aparência estética do desenho.
Com
relação à composição, observamos que a publicidade contém apenas uma palavra
(com exceção da palavra "Lego" na logomarca), "imagine",
sintetizando a ideia de que a imaginação do leitor permite tanto a compreensão
da mensagem quanto a utilização do produto.
Outras
características da peça publicitária que podem ser observadas são o estímulo ao
sentido da visão, uma vez que a imagem atrai e prende a atenção do observador,
e o envolvimento que ela proporciona ao leitor, visto que a interpretação
pessoal constitui a parte mais importante da mensagem.
Sendo
assim, a propaganda disseminada pela companhia Lego procura vender seu produto
e divulgar sua marca através de uma brincadeira com a cultura popular, apelando
para o humor, e da possibilidade que oferece ao leitor de se identificar com a
peça e com a empresa.
Texto por Julia Caneschi
Intertextualidade
ResponderExcluirMuito bom, parabéns!!!
ResponderExcluirAtenção que tem um espaço a mais antes do último parágrafo.
Apenas uma correção:
Quanto a mecanismos
Quanto aos mecanismos