sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Peça Publicitária - "Porque se sujar faz bem" - OMO


         Em 1957, a marca Omo, de origem inglesa, foi lançada no Brasil pela Lever, nome adotado pela filial da Unilever no País até 1960. A campanha “Porque se sujar faz bem”, lançada em 2004, pela OMO MULTIAÇÃO, apresenta os critérios da retórica aristotélica, assim como mecanismos de persuasão para atingir o público alvo.
  Nas peças analisadas, a marca intenta um despertar emocional no público-alvo, o que torna perceptível o PATHOS. Feita com crianças, a campanha retrata a infância, suscitando sentimentos favoráveis, que facilitam a aceitação da tese presente no slogan. O argumento  sensibiliza o consumidor e quebra resistências, uma vez que o faz refletir sobre a importância de ser criança. 
    Por um tempo, as campanhas da marca eram voltadas para o quesito funcional do produto, mas o foco mudou e passou a sensibilizar o coração das consumidoras. Dando ênfase à importância do brincar, a OMO firmou uma preocupação com a educação, o que culminou no “Projeto Brincar”, entre outras iniciativas da marca, que demonstram responsabilidade social e dão maior credibilidade ao produto, eis o ethos.
      O Logos está nesse ideal “ousado” de permitir a sujeira. Encarado como reflexo de uma infância recheada de brincadeira e diversão, o argumento é forte, já que uma infância feliz tem, de fato, uma ligação com o brincar, com o descobrir. Um tombo, um banho de chuva, um sorvete que derreteu são memórias boas de uma infância cheia de experiências, das quais as crianças vão se lembrar.
     As cores, a colocação das frases no canto da imagem, dando ênfase à fotografia, são recursos estilísticos que tornam perceptível a forte presença do argumento emocional. A frase “OMO MULTIAÇÃO TANQUINHO. O ÚNICO DETERGENTE EM PÓ QUE VAI ALÉM PARA O SEU FILHO TAMBÉM IR” que, além do slogan está na peça, gera uma identificação, pois aproxima o público ao afirmar que a marca quer, assim como os pais, que seu filho (a) ultrapasse barreiras e tenha um futuro promissor. Quem hoje é mãe ou pai, com certeza, vai pensar a infância que teve e, consequentemente, sobre a infância que quer que seu filho(a) tenha, pois sabe que isso refletirá na vida adulta dele(a).
        A sujeira da roupa toma a forma de uma medalha no peito da criança, isso é um estímulo aos sentidos (nesse caso a visão). Uma vez que ativa a percepção do público, a imagem traz um conteúdo implícito que remete novamente ao slogan, e ajuda a enfatizar outra frase presente no anúncio: “Toda criança tem direito de enfrentar todo e qualquer obstáculo”.
    Com peças publicitárias leves, a campanha, de forma bem sucedida, associa cuidado e incentivo e  faz mães e pais refletirem sobre a educação dos filhos e, também, estarem atentos a esse momento tão bonito e importante que é a infância.



por Nicole Quintão Gonçalves



3 comentários:

  1. Bom texto!!

    é pathos

    mas, o foco mudou
    mas o foco mudou

    ênfase a importância
    ênfase à importância

    que derreteu; são
    que derreteu são

    que, além do slogan, está na peça, gera uma identificação, pois
    que, além do slogan está na peça, gera uma identificação, pois .

    dela(a) - dele(a)

    refletirem sobre a educação

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  2. Gabriela, obrigada!
    Fiz as correções indicadas em seu comentário.

    Abraço.

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