segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Análise de Peça Publicitária - O Boticário



A peça publicitária analisada foi da marca O Boticário, campanha do dia dos pais do perfume quasar quest.

Pensando na Retórica Aristotélica (Pathos, Ethos e Logos), vemos principalmente o Pathos, que se trata de tentar obter a persuasão apelando para os sentimentos e emoções do leitor, esse apelo fica claro na imagem da relação pai e filho; o Ethos está associado à confiança da marca, nesse caso, o supõe-se que o perfume seja de qualidade, por ser da marca O Boticario, que tem grande credibilidade no cenário da perfumaria; e o Logos, o argumento-lógico da peça, é evidenciado na parte escrita da propaganda: "Mais que um carinho, uma dica do que seu pai quer de presente".

Como toda propaganda publicitária, seu objetivo é convencer o consumidor a comprar o produto anunciado, nesse caso, o perfume quasar quest. Para isso, utiliza-se de mecanismo de persuasão, tanto no texto verbal quanto no texto não-verbal. 

Observando apenas o texto não-verbal, vê-se o estímulo dos sentidos, pois a imagem do pai com o filho no colo estimula a sensação de tato e olfato e leva o leitor a ligar inconscientemente a sensação boa de ter seu filho nos braços ao perfume. Também na imagem, há a presença do maravilhoso, ao ver o bebê dormindo tranquilamente, com expressão de serenidade, o leitor tem a sensação de paz e idealização do cotidiano 

Ligando os elementos não-verbais aos verbais, encontra-se um forte argumento emocional. O anúncio utiliza o ato puro de dormir no pescoço do pai, que associado ao texto verbal da propaganda, supõe um sinal da criança sobre o que o pai deve ganhar de presente, tentando assim, convencer as mães dos pequenos a comprar aquele produto.

As cores padrão da publicidade geralmente passam despercebidas, mas ao analisarmo o conteúdo do implícito vemos o predomínio do azul, cor do vidro do perfume e da camisa do pai. Sem que o leitor perceba, essa cor traz a sensação de tranquilidade, serenidade e espiritualidade para quem vê o anuncio.

A campanha teve um bom feedback. Devido ao apelo emocional, ela permaneceu na memória do público e ganhou adesão do mercado. Pode-se supor, portanto, que foi uma campanha inteligente e bem sucedida. 

Texto por Amanda Cadinelli 

2 comentários:

  1. Bom texto
    correções:
    (tirar o o) frisar, que o
    é redundante dizer propaganda publicitária
    atenção ao uso da vírgula:
    imagem há
    propaganda supõe
    analisarmos o conteúdo implícito

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