A peça publicitária a ser analisada corresponde a campanha
da linha de lápis de cor da marca Faber-Castell.
Começando a analisar a campanha a partir do ponto de vista
da Retórica Aristotélica, encontramos o Ethos,
já que a marca Faber-Castell é famosa, e sua qualidade conhecida.
O anúncio faz uso principalmente do elemento não-verbal para
defender a ideia de que as cores do lápis são extremamente parecidas com a
realidade, e ainda apela para um argumento emocional,
ao mostrar nas imagens do lápis se transformando em objeto, que a partir de
algo simples podemos dar vida ao que imaginamos. Além disso, também podemos
considerar o uso da imagem como recurso
estilístico.
É feito o uso da identificação,
ao transformar o lápis em imagens de objetos e seres tão conhecidos e
familiares ao público, relacionando assim as peças às cores reais dos objetos. Estímulos aos sentidos também são
utilizados, já que a campanha é toda formulada para chamar atenção através da
visão.
Por último, é possível identificar o uso de conteúdos implícitos no anúncio. A
única frase que aparece na peça publicitária é “True Colors”, que deixa subentendida a qualidade superior da
Faber-Castell quando comparada a outras marcas.
Texto escrito por Aline Introvigni
emocional
ResponderExcluir