sábado, 11 de outubro de 2014

Análise de Crítica Cultural - Garota Exemplar

A análise abaixo refere-se a crítica escrita por Marcelo Hessel, em 29 de setembro de 2014, para o site Omelete. A crítica fala sobre o filme Garota Exemplar, atualmente em cartaz nos cinemas.


Para ler a crítica completa, clique aqui

A dinâmica argumentativa da crítica tem início com um combinado de argumentos. Primeiro, é possível observar que a razão apresentada para que o leitor venha a aderir a opinião é por meio da curiosidade; ao falar da insistência do diretor – o renomado David Fincher – junto a Fox de escolher a atriz Rosamund Pike para interpretar a protagonista, o autor da crítica desperta a curiosidade do leitor, que se questiona: foi uma boa escolha? A atriz cumpriu com as expectativas para o papel? Respondendo a essas dúvidas, o crítico examina a escolha e suas consequências. Segundo ele, a seleção do diretor é justificada ao fim do filme, pois a atriz dá vida a personagem, que, com sua beleza e presença fantasmagórica, constrói mais uma das heroínas trágicas clássicas do diretor. A curiosidade leva o público que nutria resistência à escolha da atriz a examinar com boa vontade um novo ponto de vista.

 Quando falo sobre a mescla de argumentos, quero mostrar que o início da crítica envolve a razão para aderir a opinião junto de alguns artifícios descritos por José Luiz Braga como componentes da crítica, no texto Crítica Jornalística de Cinema. A caracterização dos personagens acontece, inicialmente, com a descrição de Amy Dunne; o “contar o filme” é representado por um breve resumo no segundo parágrafo, a fim de inteirar o leitor sobre o que trata o texto. A referência aos atores e diretor renomados também é uma semelhança com o ponto de vista de Braga; por conta da importância e do reconhecimento do diretor, encontramos referências as suas obras anteriores.

A crítica se desenvolve com argumentos apoiados em elementos preexistentes, pois o filme criticado, Garota Exemplar, é a adaptação cinematográfica do livro de mesmo nome. Há então a encenação de uma ressonância, baseando-se no já adquirido pelo público, no previamente existente. O fato de o crítico ter assistido ao filme antes de sua estreia, no Festival do Rio 2014, simboliza o argumento por testemunho – apelo aos pressupostos comuns. A experiência do crítico, antes mesmo do lançamento, fundamenta o argumento de testemunho.

A segunda fase da dinâmica argumentativa caracteriza-se pela dissociação, no reenquadramento do real. A história de um crime e um suspeito é decomposta em outros aspectos; ocorre a análise do jogo de aparências (que pode não ser tão efetivo se o espectador tiver lido o livro) e recebem destaque as discussões sobre relacionamentos (casamento, família) que envolvem a narrativa. A dissociação também é evidenciada pela descrição da atuação dos atores e pela citação do potencial cínico e cômico do longa, característico do diretor.

A avaliação das preferências de Fincher, bem como a referência a um de seus clássicos, Clube da Luta, é um argumento analógico. A bagagem de filmes bem sucedidos do diretor permite a argumentação por meio de exemplos e comparações.


A crítica apresenta um caráter positivo, analisando o produto cultural e não maldizendo o autor ou objeto analisado. O texto apresenta argumentos diferenciados, que fogem do lugar-comum, Segundo Cintra, em seu texto Ver Televisão, esses aspectos são cruciais para uma crítica que busca a credibilidade.

Por último, a tabela contendo informações como origem, direção, roteiro e elenco busca trazer esclarecimento ao leitor sobre a feitura do filme, que é mais um ponto de convergência com a perspectiva apresentada no capítulo Crítica Jornalística de Cinema.

Texto por Cynthya Marangon

Um comentário:

  1. correções:

    venha aderir à opinião é por meio da curiosidade; ao falar da insistência do diretor – o renomado David Fincher – junto a Fox para escolher

    referências às

    Como citou Cintra Torres e Braga, tinha que citar Breton, que escreveu sobre a dinâmica argumentativa.

    O Texto é Ler Televisão.

    Muito bom o seu trabalho, aprofundou a teoria apresentada em aula.

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