quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Análise Da Critica Cultural - O grande Gatsby

    Esta é a análise da crítica de  Ricardo Calil sobre o filme "O Grande Gastby"  que está disponível no site do jornal  Folha de São Paulo  e foi avaliado como regular, ganhando  três  estrelas.A crítica foi publicada em 7 de junho de 2013,pouco mais de um mês após o lançamento do filme.
   O filme protagonizado por Leonardo Di Cáprio e Carey Mulligan é uma adaptação do clássico literário  de F. Scott Fitzgerald e se passa na  Nova York da década de vinte.A narrativa se dá  através do  personagem de Toby Maguire, Nick, e  conta a história de um misterioso milhonário de nome Jay Gatsby.

    Ao iniciar sua crítica Ricardo Calil faz um enquadramento  do real baseando em sua experiência como crítico e diretor para dar um primeiro parecer ao leitor sobre a produção filme: "O grande romance americano do século vinte, com a prosa refinada de F.Scott Fitzgerald, transformado em filme por um cineasta assumidamente kitsch e em curva descendente na carreira...".O crítico utiliza de uma linguagem simples, com poucos ou nenhum termos técnicos, mas apesar disso faz muitas refêrencias a narrativa de Fitzgerald.


   O crítico descreve rapidamente a trama que envolve o filme e faz associação de outros trabalhos do diretor com a aobra em questão.Além disso utiliza -se de sua autoridade no assunto para avaliar o trabalho do diretor, fazendo uma associação com o personagem principal, Jay Gatsby, e o diretor,Baz Luhrmann.Para ele o diretor não conseguiu abordar todos os aspectos do personagem principal e deixou a desejar em relação a valorização da narração de Nick.Ele encerra a crítica embasado em sua experiência e utilizando-se de pressupostos comuns , para afirmar que o diretor não soube   explorar a trama por completo.

    A crítica de Ricardo Calil pode ser caracterizada como uma  crítica negativa, uma vez que sua argumentação baseou-se apenas na experiência e
na opinião do autor e voltou-se principalmente para o cineasta e pouco para a obra.

Um comentário:

  1. CORREÇÕES:

    O texto não foi revisado, há espaços a mais entre palavras e pontuações fora do lugar.

    O crítico utiliza de uma linguagem simples, com poucos ou nenhum termos técnicos, mas apesar disso faz muitas refêrencias a narrativa de Fitzgerald.

    O crítico utiliza uma linguagem simples, com poucos ou nenhum termos técnicos, mas apesar disso faz muitas referências a narrativa de Fitzgerald.

    Não pode usar nenhum termos técnicos, teria que reescrever a frase de forma a colocar tudo no plural, porém, fica estranho nenhuns termos técnicos.

    com a aobra
    com a obra

    Ele encerra a crítica embasado em sua experiência e utilizando-se de pressupostos comuns , para afirmar que o diretor não soube explorar a trama por completo.

    Ele encerra a crítica embasado em sua experiência e utilizando pressupostos comuns para afirmar que o diretor não soube explorar a trama por completo.

    Repete o que tinha acabado de dizer:
    A crítica de Ricardo Calil pode ser caracterizada como uma crítica negativa, uma vez que sua argumentação baseou-se apenas na experiência e

    ResponderExcluir