A análise a seguir se refere à crítica escrita por Robledo
Milani para o site Papo de Cinema, sobre o filme Peixe Grande e Suas
Histórias Maravilhosas, de Tim Burton. O texto completo da crítica pode ser
conferido aqui.
Capa do filme |
A crítica começa citando as questões discutidas no filme
através de uma dissociação, como
pode ser visto na passagem “(...) o desconhecido apaixonante e o comum aborrecido”,
apresentando a narrativa de realidade versus fantasia e define Peixe Grande como a obra mais íntima e pessoal de todos os
longas dirigidos por Burton.
Em seguida, o autor faz uma associação entre o enredo - a história de um homem que busca a
verdeira história do pai que está prestes a morrer - e a trajetória pessoal do
diretor, ao dizer que “ele revisita sua infância problemática e a complicada relação familiar”.
Através de uma afirmação
por autoridade, Milani argumenta que
Peixe Grande “é um momento de ruptura, quando o novo se torna velho, que o
imediato ganha nova e delicada leitura”, caracterizando o longa como “um dos mais completos e bem acabados
exemplos de tudo que esse artista é capaz de produzir e idealizar”,
ainda que não seja o ponto alto da carreira de Burton.
Milani apresenta a sinopse do filme, baseado no livro
homônimo de Daniel Wallace, citando
também os artistas, como Billy Crudup, no papel de Will, o filho recém casado e
com um filho à caminho que não conhece o próprio pai, e Edward, papel de Albert
Finney. A crítica desperta o interesse do leitor ao apresentar os
personagens, comparando Edward a “um
tipo de homem que todo mundo conhece, fácil de se gostar, mas difícil de se
conhecer de verdade”.
Cena em que Will diz ao pai que não sabe quem ele realmente é. |
A crítica destaca (qualificação)
ainda sobre como o roteirista John August é hábil em combinar o universo
fantástico característico de Burton com um enredo puramente humano, dizendo que
“a união destes dois extremos resulta em um conjunto muito gratificante”.
Milani diz que cineasta se mostrou mais contido nesse
filme - quando se faz uma comparação com
o repertório de Tim Burton -, mas
que os cenários deslumbrantes e fantásticos estão presentes tanto na fotografia
do filme como nas histórias contadas por Edward, que “discorrem sobre gigantes,
cidades perfeitas onde todos são felizes, bruxas mal-humoradas, lobisomens
donos de circos, irmãs siamesas, bebês que saltam de dentro da barriga de suas
mães na ânsia de nascerem, poetas que se tornam milionários em Wall Street e o
amor perfeito, vivido por ele mesmo com sua esposa”.
Edward ao conhecer sua esposa no circo. |
Por fim, Milani elogia a escolha do elenco, com nomes
como Ewan McGregor, Jessica Lange, Alison Lohman e Danny De Vito, e afirma que
Peixe Grande é “um exemplo preciso do que a criatividade, quando canalizada e
bem explorada, é capaz de atingir”. O crítico conclui que a inteligência e a perspicácia
de Burton evita clichês óbvios aos tratar de valores comuns, como amor e família, e que busca do cineasta para “mostrar que, uma vez que a crença exista em
nós, tudo pode ser possível” é algo que o próprio faz com “maestria em todos os
aspectos” e, consequentemente, torna Peixe Grande um de seus filmes mais
sentimentais.
Will e Edward |
O crítico atribuiu ao filme uma nota de 4,5 de 5 e os
leitores 5. Na página também há informações sobre o filme, como ficha técnica,
sinopse, curiosidades, imagens e vídeos.
Texto por Amanda Cordeiro Padilha
Grandioso! Não há dúvida de que a grande imaginação de Tim Burton e sua força visual para recriar impregnados histórias singularidade estão presentes neste filme. O filme não é apenas uma maravilha visual do melhor de hoje; ele também é uma maravilha da história e refletir sobre o conceito de fantasia versus realidade, as relações entre pais e filhos e muitos outros assuntos; tem a capacidade de mergulhar o espectador em uma atmosfera fascinante que intercepta a partir do primeiro quadro para o último.actor Steve Buscemi deu uma chance, e não me arrependo, porque é o melhor que já vi.
ResponderExcluirMuito boa a sua análise.
ResponderExcluircorreções:
Milani diz que o cineasta se mostrou mais contido nesse filme - quando faz uma comparação com
óbvios ao tratar