sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Peça Publicitária "O silêncio causa dano" - APAV

Esta é uma campanha de conscientização criada pela APAV – Apoio à Vítima, uma instituição portuguesa que tem como objetivo ajudar as vítimas dos mais variados tipos de violências.




A campanha publicitária ‘O silêncio causa dano’, tem um forte teor de conscientização contra a violência à mulher e a suposta omissão por parte de suas vítimas.  A ideia com a campanha é provocar um impacto forte no receptor já nas primeiras impressões, e para conseguir isso, através do Pathos da Retórica Aristotélica, há uma real sensibilização e comoção ao se deparar com a foto de uma mulher com o olho roxo e um dedo indicando silêncio.

A credibilidade da Instituição, estudada no campo do ethos, fica simbolizada na parte inferior da direita, onde pode-se encontrar o logo da APAN em cores brancas, que entra diretamente em contraste com o fundo negro da imagem, ressaltando ainda mais a ‘pureza’, por assim dizer, da Instituição.

Já o logos se apresenta na forma como o texto e a imagem se combinam para transmitir a mensagem com eficácia. O texto diz ‘O silêncio causa dano’, com um braço masculino – isso se torna visível por causa do grande número de pelos presentes – fazendo sinal de silêncio à frente do rosto de uma mulher, posta como vítima de violência doméstica. Um claro protesto contra a violência à mulher e o seu suposto ocultamento da esfera pública. Aqui, o argumento é muito bem construído, ainda mais se formos analisar o fundo preto, que traz todo um teor ainda mais pesado e sério para a campanha, visto que o tema abordado realmente pede esse grau de seriedade.

O mecanismo de persuasão mais latente nesta campanha, sem dúvida alguma, é o Argumento Emocional. É difícil não se incomodar, ou até mesmo comover, ainda mais quando pensamos criticamente no campo dos valores morais. Em menor grau, a Identificação também se faz presente, ainda mais se levarmos em consideração que esta campanha é destinada às mulheres que sofrem violência e não denunciam tais agressões.


É uma campanha comovente, forte e direta, conseguindo tocar facilmente o receptor.



Vinícius Neves

3 comentários:

  1. Boa escolha e boa análise!

    correções:

    A ideia com a
    A ideia da

    parte inferior da direita,
    parte inferior direita,

    mesmo comover
    mesmo se comover

    a Identificação também se faz presente, ainda mais se levarmos em consideração

    não repita o ainda mais se, use apenas:
    a Identificação também se faz presente se levarmos em consideração

    ResponderExcluir
  2. This way my pal Wesley Virgin's adventure launches in this SHOCKING AND CONTROVERSIAL video.

    As a matter of fact, Wesley was in the military-and soon after leaving-he found hidden, "self mind control" tactics that the government and others used to get anything they want.

    As it turns out, these are the EXACT same methods many celebrities (especially those who "come out of nothing") and top business people used to become wealthy and successful.

    You probably know that you use only 10% of your brain.

    That's really because most of your brain's power is UNCONSCIOUS.

    Maybe that expression has even taken place IN YOUR very own brain... as it did in my good friend Wesley Virgin's brain about seven years ago, while driving an unlicensed, garbage bucket of a car without a license and with $3.20 in his pocket.

    "I'm absolutely frustrated with going through life payroll to payroll! Why can't I become successful?"

    You've been a part of those those conversations, isn't it so?

    Your success story is going to happen. You need to start believing in YOURSELF.

    UNLOCK YOUR SECRET BRAINPOWER

    ResponderExcluir