terça-feira, 4 de novembro de 2014

Análise de peça publicitária: Chupa Chups


A imagem acima é de uma campanha publicitária da empresa espanhola de pirulitos ''Chupa Chups'', que estava lançando um pirulito sem açúcar. A imagem traz um pirulito caído e dezenas de formigas passando ao lado sem o menor interesse em experimentá-lo, uma imagem estranha se não houvesse no canto inferior direito uma mensagem que diz: ''Livre de açúcar.''

Segundo a análise aristotélica estudada em aula, pode-se verificar  que a adequação mais pertinente à peça publicitária é a Pathos e a Ethos, pois o método de persuasão utilizado no primeiro momento é de impressionar o público, causando-no estranheza e curiosidade num olhar rápido; o que é característica da primeira linha de pensamento.

Já a Ethos se dá principalmente pelo motivo de se ter uma ideia de que as formigas são ''autoridades no assunto'' em questão de açúcar. Quem nunca derrubou um pouquinho de doce em algum lugar e algum tempo depois não viu que havia dezenas de formigas em cima? Então, se nem as formigas sentiram que ali tem açúcar, é porque provavelmente de fato não há; o que passa confiança ao consumidor.

Há também a presença da Identificação, pois se causa estranheza e curiosidade é pelo pressuposto que boa parte ou a maior parte do público se ''familiarize'' com o conteúdo, tendo tido passagens semelhantes em suas experiências de vida. Dessa forma, estimula-se também o estímulo aos sentidos, uma vez que somente com a ligação do visual com os elementos verbais pode-se decifrar e compreender por completo a mensagem.




3 comentários:

  1. Correções:

    a Pathos e a Ethos, pois o método de persuasão utilizado no primeiro momento é de impressionar o público, causando-no
    o Pathos e o Ethos, pois o método de persuasão utilizado no primeiro momento é de impressionar o público, causando

    Já a Ethos se dá principalmente pelo motivo de se ter uma ideia de que as formigas são ''autoridades no assunto'' em questão de açúcar. Quem nunca derrubou um pouquinho de doce em algum lugar e algum tempo depois não viu que havia dezenas de formigas em cima? Então, se nem as formigas sentiram que ali tem açúcar, é porque provavelmente de fato não há; o que passa confiança ao consumidor.

    O ethos poderia ser traduzido por ética e está relacionado com a credibilidade da marca, não se aplica neste caso.

    pois se causa estranheza e curiosidade
    pois se o anúncio causa estranheza e curiosidade

    boa parte ou a maior parte do público se ''familiarize'' com o conteúdo,
    boa parte, ou a maior parte, do público se ''familiarize'' com o conteúdo,

    estimula-se também o estímulo aos sentidos,
    estimula-se também os sentidos,

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  2. Interessante como uma publicidade pode passar diferentes pontos de vistas. Eu, por exemplo, ao observar a imagem, vejo um pirulito ruim que nem criança gosta, joga no chão e nem as formigas querem.

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