sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Análise de anúncio publicitário: Burger King

A análise a seguir refere-se à peça publicitária criada para para a rede de fast-food americana Burger King, com a intenção de promover o produto "Whopper duplo".



Assim como a grande maioria dos anúncios publicitários de produtos alimentícios, nota-se o uso do amarelo e do vermelho, cores que induzem a fome em quem as vê, como já foi provado por estudos.

Seguindo a retórica aristotélica, o logos se apresenta em uma comparação com a principal concorrência do Burger King, a rede McDonalds. A comparação se estabelece na frase "Quem nasceu só pra ser big nunca vai ser king", pelo nome do mais famoso produto da concorrência, o Big Mac. Assim, cria-se uma ideia de que a concorrência jamais será tão boa quanto o Burger King.

A credibilidade passada pela marca e seu produto, que é analisada pelo ethos, encontra na parte inferior direita, na assinatura, em que está escrita o slogan "A gente faz do seu jeito". Desta maneira, cria-se um vínculo de confiança entre o consumidor e a marca.

A emoção e as sensações, vistas no pathos, notam-se de duas formas. A imagem dos alimentos "saltando" para fora do anúncio, aliada às cores vermelho e amarelo, causam o desejo no consumidor. Mas o principal é o jogo de palavras na frase principal do anúncio, que tentam divertir e passar uma boa imagem para o consumidor.

Desta forma, vê-se no anúncio um estímulo aos sentidos, utilizando cores chamativas e imagens de alimentos. Também há a presença do maravilhoso, em que a comparação com o produto da concorrência busca colocar o produto do Burger King próximo à perfeição. Por fim, além de aproximar o produto do perfeito, o slogan da marca faz a aproximação entre as duas partes do anúncio.

Texto por Rafael Mendonça

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