sábado, 8 de novembro de 2014

Análise da peça publicitária- Garnier Fructis

      Esta campanha foi lançada no dia 7 de outubro de 2014 pela Garnier Fructis para a linha Apaga Danos, que inclui xampu, condicionador, óleo, creme sem enxágue, máscara e a ampola de tratamento e promete detectar danos e fissuras nos fios para uma reconstrução profunda. 

      O pathos e o ethos da retórica aristotélica estão presentes na figura da Bruna Marquezine. O primeiro atinge o público por conta do carisma da atriz, que é querida por boa parte dos brasileiros, e portanto, com a imagem dela na propaganda, as pessoas vão analisar melhor a proposta da marca. O segundo encontra-se na confiança que a figura de Marquezine passa, por ser uma personalidade que está constantemente na mídia e representar atualmente um padrão de beleza no país. Isso influencia a atitude do público com a sua recomendação do produto. E, além da confiança passada por Bruna, muitas mulheres gostariam de ter um cabelo como o seu, e acreditam que comprando os cosméticos da marca, alcançarão esse objetivo. Logo, este é também um argumento emocional que atinge o público feminino.
      O logos encontra-se na seguinte declaração de Bruna “Fructis mudou e eu mudei para Fructis”. Isso pode convencer o público a experimentar a nova linha da marca, mesmo que já tenha usado e não aprovado, pois mostra que o produto melhorou a ponto de Marquezine escolhê-lo para usar, em meio a tantos outros.
      Nessa campanha, há também a presença do maravilhoso, já que faz as mulheres acreditarem que terão uma vida próxima à da atriz se utilizarem os produtos da linha Apaga Danos e que independente do cabelo que têm, podem deixá-lo impecável e sem sinal de danos como o da foto apenas usando os itens da marca.
      A ideia de colocar Bruna Marquezine como garota propaganda foi muito inteligente e uma ótima jogada de uma marca que há muito tempo não era tão comentada e procurada no Brasil.




Karina Gomes

2 comentários:

  1. Não seria a presença do maravilhoso e sim a identificação. a presença do maravilhoso está relacionada com recursos visuais ou audiovisuais, mais do que com a presença da atriz.
    O argumento emocional é o pathos, os dois conceitos são a mesma coisa, mas ditos de forma diferente.

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