segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Análise de Peça Publicitária - Faber-Castell



A peça publicitária a ser analisada corresponde a campanha da linha de lápis de cor da marca Faber-Castell.

Começando a analisar a campanha a partir do ponto de vista da Retórica Aristotélica, encontramos o Ethos, já que a marca Faber-Castell é famosa, e sua qualidade conhecida.

O anúncio faz uso principalmente do elemento não-verbal para defender a ideia de que as cores do lápis são extremamente parecidas com a realidade, e ainda apela para um argumento emocional, ao mostrar nas imagens do lápis se transformando em objeto, que a partir de algo simples podemos dar vida ao que imaginamos. Além disso, também podemos considerar o uso da imagem como recurso estilístico.

É feito o uso da identificação, ao transformar o lápis em imagens de objetos e seres tão conhecidos e familiares ao público, relacionando assim as peças às cores reais dos objetos. Estímulos aos sentidos também são utilizados, já que a campanha é toda formulada para chamar atenção através da visão.


Por último, é possível identificar o uso de conteúdos implícitos no anúncio. A única frase que aparece na peça publicitária é “True Colors”, que deixa subentendida a qualidade superior da Faber-Castell quando comparada a outras marcas. 

Texto escrito por Aline Introvigni 

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