terça-feira, 4 de novembro de 2014

Análise de Peça Publicitária - Heineken



A peça publicitária a ser analisada corresponde à uma propaganda da cerveja holandesa Heineken.
Ainda menos imponente no mercado brasileiro do que as concorrentes, especialmente a nacional AMBEV, a Heineken tem como característica manter as impressões que passa com seus anúncios globais, seja em propagandas lançadas ao mundo inteiro, ou em competições esportivas. Esta postura remete a cerveja como uma marca mundial, agregando assim ao imaginário do potencial consumidor. O sentimento positivo incitado pelas peças da cerveja pode ser enquadrado no “Pathos”, da retórica Aristotélica, remetendo as boas impressões de um discurso, claramente presentes quando há um apelo por uma marca deste alcance.
O fundo verde, o emblema, e a garrafa são elementos utilizados pela empresa em todas as suas vinculações midiáticas, suscitando as impressões globais, e como ditas acima, de boa receptividade do público alvo. Essa presença internacional do produto remete a outro ponto da retórica Aristotélica, o “Ethos”, referente aos bons valores vistos no discurso. Uma marca global dá uma enorme credibilidade, que é demonstrada na peça, por meio dos objetos citados.
Outro ponto de Aristóteles presente na obra é o “Lotos”, centrado nos argumentos bem estruturados, o que é visível na frase no topo da peça, na qual há uma referência á relação da cerveja com seu consumidor, e uma bem humorada brincadeira, já que a propaganda em questão foi divulgada no “Dia dos Solteiros”.
Toda a construção da imagem central, de uma cerveja e dois copos, é relacionada com a frase principal, e a uma imagem tradicional desse tipo de produto, na qual um copo bem cheio, e com uma leve dose de espuma é apresentado, contexto que tem enorme apelo nos apreciadores, e influência em um público alvo em potencial.
O descrito até aqui claramente influência no estímulo ao sentido dos consumidores, ao mesmo tempo em que há a evocação de algo perto da perfeição, em um produto que dificilmente é tão bem afeiçoado como o apresentado na propaganda. A identificação, verificada por conta de haver um dialogo com o receptor, é visível. Estes e outros aspectos conferem á peça um grande apelo, tanto ao subconsciente quanto ás linhas de raciocínio convencionais daqueles que recebem a mensagem.
Seguindo uma linha global, de manter a cervejaria Heineken como uma marca de apelo mundial, com variações bem humoradas de acordo com países e datas específicas, a peça consegue manter a imagem da instituição, importantíssima em produto como este, e aproximar-se com enorme eficiência do consumidor.

Texto por Matheus de Andrade

2 comentários:

  1. correções:

    remetendo as
    remetendo às

    emblema, e a garrafa são elementos utilizados pela empresa em todas as suas vinculações midiáticas
    emblema e a garrafa são elementos utilizados pela empresa em todas as suas veiculações midiáticas

    não é lotos, é logos

    referência á relação
    referência à relação

    não é apelo nos, pode ser apelo em relação aos

    principal, e a uma imagem tradicional desse tipo de produto, na qual um copo bem cheio, e com uma leve dose de espuma é apresentado,
    principal e a uma imagem tradicional desse tipo de produto, na qual um copo bem cheio e com uma leve dose de espuma é apresentado, (anteção no uso da vírgula)

    claramente influencia

    estímulo ao sentido dos consumidores - como isso é feito???

    à peça
    às linhas de

    produtos como este

    ResponderExcluir