segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Análise de peça publicitária - Mon Bijou (Bombril)


A peça publicitária a ser analisada corresponde à propaganda do amaciante de roupas Mon Bijou, produto da marca Bombril.
                              
Mon Bijou, o produto divulgado na peça publicitária, chega ao público amparado por uma marca de sucesso: Bombril, especialista em esponjas de aço, é líder de vendas. Grande parte das donas de casa optam por comprar as esponjas da marca, que chega a dar nome ao produto (o termo “esponja de aço” é frequentemente substituído por “bombril” na linguagem popular).
A Retórica Aristotélica é composta por três níveis: Pathos, Ethos e Logos. O discurso apresentado pela peça publicitária em análise conquista o público incitando sentimentos positivos; o caráter humorístico da imagem sensibiliza o público, que assume postura favorável em relação a recepção da mensagem. Esse primeiro estímulo corresponde ao Pathos.
O Ethos é a etapa em maior evidência: a credibilidade e o sucesso da marca Bombril levam o público-alvo a depositar total confiança na mensagem veiculada. O tipo de argumentação, que caracteriza o Logos, encontra-se implícito; a argumentação do ponto de vista lógico-argumentativo se limita à credibilidade e a afirmação de que o uso do amaciante deixa sua roupa “uma perfeita obra-prima”.
A peça publicitária faz o uso de claro de uma gama de mecanismos de persuasão. A frase sedutora, a imagem do produto e a caracterização humorística do garoto-propaganda atingem parâmetros socioculturais e individuais. A intertextualidade com o famoso quadro Monalisa, de Leonardo da Vinci é o argumento de âmbito sociocultural; a pintura é mundialmente conhecida, qualquer pessoa que tenha contato com a peça publicitária reconhece, de imediato, a referência à obra renascentista. A dimensão individual está no argumento de que o amaciante deixa sua roupa uma verdadeira obra-prima; a oração fala diretamente com o receptor.
O discurso é composto por diversos recursos estilísticos, com predomínio do humor e o emprego de figuras. A disposição visual dos elementos não sobrecarrega a peça em sua totalidade. A tonalidade predominante é a mesma da obra a qual se faz referência, pelo uso de cores sóbrias e neutras. A ousadia por meio das cores se faz presente na logomarca no plano de fundo; a cor vermelha promove identificação imediata. A imagem do produto posicionada ao canto esquerdo é sutil e funciona como convite ao consumo. A frase é única e direta, conseguindo demonstrar excelência e satisfação e, ao mesmo tempo, manter a intertextualidade iniciada pela imagem principal.
O estímulo dos sentidos é introduzido pela visão: o público, ao olhar a imagem, reconhece de imediato a referência à Monalisa. O tato e o olfato são fomentados pelo rótulo do produto, que apresenta uma mulher satisfeita ao sentir a maciez e o perfume de uma toalha lavada com Mon Bijou.
A intertextualidade é, sem dúvidas, o principal mecanismo de persuasão da peça. Como citado anteriormente, ela dialoga com o quadro do pintor renascentista Leonardo da Vinci, intitulado Monalisa, uma das obras mais controversas, questionáveis e valiosas do mundo. Esse diálogo faz uso do humor, pois o famoso garoto propaganda ocupa a posição de Monalisa, reproduzindo sua expressão e ar de mistério. Carlos Alberto Bonetti Moreno trabalhou nas propagandas de Bombril por 30 anos, tradição que promoveu completa aproximação com o público. Tornou-se íntimo do público-alvo, devido sua frequente presença nos veículos de comunicação.
       A publicidade associa o universo emocional e cultural à dinâmica comercial. A associação da obra de arte com o bom humor permite a memorização da mensagem e a adesão do público.

Texto por Cynthya Marangon

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