terça-feira, 4 de novembro de 2014

Análise de Peça Publicitária - Sopas Internacionais Maggi


A peça publicitária analisada foi veiculada na revista Nova em 1991e refere-se às “Sopas Internacionais Maggi” da empresa de produtos alimentícios fundada pelo suíço Julius Maggi.
 

   Partindo da Retórica Aristotélica, observamos a presença do Ethos (confiabilidade da marca) no simples fato de se tratar de um produto da tradicionalíssima Maggi, empresa com 142 anos de existência e que possui o primeiro produto de marca genuíno do mundo, no caso o tempero; o Logos (argumentação centrada na tese e nos argumentos) se encontra na frase “Sopas Internacionais Maggi: A classe e a tradição das melhores receitas da Itália, França, Suíça e China.”, mostrando de que a sopa em questão tem a mesma qualidade e sabor das tais receitas inspiradoras; o Pathos (obtenção da persuasão através do apelo aos sentimentos e emoções do consumidor) fica por conta da presença dos pontos turísticos (Torre de Pisa, Torre Eiffel, Alpes suíços e os templos chineses) dos quatro países ilustrados, ao lado das suas respectivas sopas, fazendo com que o observador associe a compra/ingestão do produto à sensação de viajar para qualquer um desses lugares.
 
Por se tratar de uma propaganda alimentícia, o anunciante investe pesado no aspecto visual. A utilização principalmente de cores vibrantes, como o vermelho e o amarelo, tem como objetivo ativar o campo da percepção, despertando o paladar do consumidor. A presença de alimentos e temperos das culinárias italiana, francesa, suíça e chinesa segue o mesmo princípio.
  
  No entanto, a grande sacada da peça publicitária está relacionada à frase mais destacada: “Quem tem boca vai a Roma, Paris, Suíça e China.”. Essa sentença apresenta intertextualidade com o conhecidíssimo ditado popular “Quem tem boca vai a Roma.”. A associação entre as duas frases gera recall, fazendo com que o público se lembre do produto sempre que ouvir o provérbio.

 O interessante de se analisar essa peça publicitária é percebermos que, mesmo se tratando de uma propaganda veiculada a 23 anos, vários aspectos presentes continuam sendo utilizados na publicidade atual.

Texto por Franco Ribeiro

2 comentários:

  1. Muito bom texto, Franco.

    Única correção: veiculada há 23 anos,

    Veja também que os espaços das primeiras linhas dos parágrafos estão todos desiguais, isto não pode acontecer num blog.

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