sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Análise de peça publicitária - Gol Linhas Aéreas

Análise referente ao anúncio publicitário produzido pela agência AlmapBBDO para a Gol Linhas Aéreas.




Tendo como base a retórica Aristotélica, o Pathos está presente na peça publicitária através da imagem de um pássaro preso dentro do ônibus, juntamente com a frase: “Por que viajar de outro jeito se você pode voar?”. A presença da natureza juntamente com o céu serve para reforçar a ideia de liberdade proporcionada pelo voo para sensibilizar o público.

No canto inferior direito está o logotipo da marca juntamente com o slogan: “Gol. Aqui todo mundo pode voar. Por que viajar de ônibus ou de carro se você pode voar nos aviões mais modernos, pagando as melhores tarifas? Faça como mais de 30 milhões de passageiros nos últimos 4 anos. Viaje pela Gol.” O Ethos está presente na ideia de “aviões mais modernos”, “melhores tarifas”e também no fato de que mais de 30 milhões de passageiros optaram por viajar com a Gol nos últimos 4 anos (o anúncio é do ano de 2005), que dá credibilidade e atrai o público.

O pássaro sob o banco, olhando pela janela para a paisagem em desfoque também produz identificação com o receptor, como o passageiro que olha da janela do avião e também vê as imagens em desfoque por conta da velocidade do avião.

A peça publicitária conseguiu unir de forma muito eficiente a imagem e o texto publicitário, defendendo a ideia de que viajar pelos aviões da Gol é a melhor opção para os passageiros.


Texto por Matheus Soares

2 comentários:

  1. Correções:

    este não é o slogan, é o texto:
    “Gol. Aqui todo mundo pode voar. Por que viajar de ônibus ou de carro se você pode voar nos aviões mais modernos, pagando as melhores tarifas? Faça como mais de 30 milhões de passageiros nos últimos 4 anos. Viaje pela Gol.”
    o slogan tem cinco palavras, no máximo.

    as imagens em desfoque
    as imagens desfocadas

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