terça-feira, 4 de novembro de 2014

Análise de peça publicitária - Ricardo Eletro



A peça publicitária que vamos analisar pertence a loja de varejos "Ricardo Eletro". Classificarei a seguir, os argumentos utilizados na veiculação da mesma. 

De inicio observamos que, além da publicidade realizada em torno da empresa, a propaganda também engrandece a imagem do dono da loja.


Além da empresa que leva seu nome, Ricardo é conhecido em suas propagandas como um excelente persuador! O público o enxerga como um proprietário rígido,  preocupado com o seu consumidor e que adora dar um desconto em suas mercadorias ( Pathos). Dessa maneira, ele acaba criando em seu público alvo, o sentimento emocional que ele tanto precisa para vender o seu produto. 

Com isso, o publico acaba comprando a ideia de que, tudo aquilo que for dito por ele nas propagandas, certamente pode se confiar (Ethos). Além disso, o consumidor de baixa renda se identifica com a loja, devido a oferta de preços baixos presente na mesma.

Um outro detalhe que podemos perceber nitidamente são os recursos estilísticos presentes na imagem: As cores amarelas e pretas realçam a figura. O nome da empresa em tamanho reduzido no meio da imagem e as frases de efeito em grande escala com um contorno diferenciado, reforçam a ideia que está sendo vendida pela empresa.


Por Elias Arruda

2 comentários:

  1. correções:

    vamos analisar pertence a loja de varejos "Ricardo Eletro". Classificaremos, a seguir, os

    Não consigo enxergar o pathos nesta afirmação abaixo, apenas o ethos:

    O público o enxerga como um proprietário rígido, preocupado com o seu consumidor e que adora dar um desconto em suas mercadorias ( Pathos).

    Ele não trabalha com o emocional, apenas com o racional, preços baixos, este seria o logos.

    aqui tem dono, este seria o ethos.

    as frases de efeito em grande escala com um contorno diferenciado reforçam

    ResponderExcluir